Fernando Alvim é dos poucos que ainda mantém, nas rádios de âmbito nacional, o chamado "programa de autor", ou seja, daqueles sem rede, em que o animador faz e diz o que quer ..à laia de um qualquer conversa de café...do género.."vá, sentem-se aqui, bebemos um copo e falamos sobre qualquer coisa..pode ser sexo?!"..e a tertúlia prolonga-se.
Alvim é um comunicador e um entrevistador nato. Inteligente, bem-diposto, animado, cómico sem ser rídiculo...de opinião formada..dá gosto ouvi-lo!
Muitas vezes, durante a "Prova Oral" (Antena 3 - 2ª a 5ª -19/20h), dou comigo a ouvi-lo fazer as perguntas certas, à hora certa, no desenrolar do novelo da conversa, só possível pelo seu talento e pela sua capacidade de gerir a entrevista e o seu tempo.
Alvim, acredito, deve ter uma ou duas perguntas pré-formuladas. O resto fica pela conta da predisposição do convidado e pelol brilho, a arte e engenho do entrevistador. E não se pense que há concordância..Alvim já teve o condão de discordar do entrevistador, de ter uma opinião contrária..porque o convidado também percebe que aquilo não é uma entrevista....é mesmo uma conversa entre amigos.
Todos os dias, farto-me de rir e aprendo mais qualquer coisa....a hora passa rápido...o espirito fica alimentado e o dia começa a fechar mais alegre.